domingo, 29 de maio de 2011

1º Filme: Viagem À Lua (1902)

TÍTULO: Viagem à lua
TÍTULO ORIGINAL: Le voyage dans la lune
ANO: 1902
DIRETOR: George Meliès
DURAÇÃO: 14 min

     O filme "Viagem à lua" é considerado o primeiro filme de ficção científica da história do cinema. Devo dizer que foi um filme rápido e agradável de se assistir.
     A história começa com o presidente de uma associação de astrônomos (interpretado pelo próprio Meliès) expondo seu plano de enviar uma cápsula em forma de míssil à superfiície da lua. Depois de muitos debates, a ideia é aceita e os cientistas são enviados à superfície lunar. No filme, a lua tem um rosto e lá existe vida, com plantas exóticas e seres extraterrestres, os selenitas. Ao chegarem à lua, os cientistas são levados como reféns para o chefe dos selenitas. Ao se rebelarem, conseguem fazer os selenitas virarem pó com um simples toque de um guarda-chuva. Os cientistas retornam para a nave e "caem" (literalmente) de volta para a Terra, mais precisamente pro fundo do mar. Os astrônomos são resgatados e aclamados como herois.

    É interessante de se notar no filme que a falta de conhecimento científico na época em que foi feito contribuiu para as características exóticas existentes na Lua, como se imaginava na época.

Nota: 7,5

E é isso. 1 filme já foi. Faltam "apenas" 1000

Próximo filme: "O Grande Roubo de Trem" (1903)

Nenhum comentário:

Postar um comentário