quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

27º Filme: O Encouraçado Potemkin

TÍTULO: O Encouraçado Potemkin
TÍTULO ORIGINAL: Bronenosets Potyomkin
ANO: 1925
DIRETOR: Sergei M. Eisenstein
DURAÇÃO: 75 min (1 hora e 15 min)

MELHOR ATOR/ATRIZ: nenhum



     "O Encouraçado Potemkin" é sem dúvida um dos filmes clássicos mais conhecidos e polêmicos da história. Esta segunda obra do diretor Eisenstein nos oferece uma ampla visão sobre o desespero da população de Odessa perante suas injustas condições de vida e o ímpeto de uma revolução iminente.

     Embora de curta duração, a obra combina símbolos, formas, significados ocultos e cenas chocantes que de certa forma mascaram a verdadeira intenção do diretor, tornando a obra de difícil compreensão para muitos. Após assistir ao filme, devo concordar que não se trata de uma obra que proporciona entretenimento, mas sim uma experiência cinematográfica a ser estudada e analisada, dados seu momento histórico e a situação retratada.
Massacre na escadaria de Odessa
    É impossível falar de " O Encouraçado Potemkin" sem abordar sua cena mais marcante: o massacre da população de Odessa nas escadarias do porto. Uma mistura de fortes cenas que provocam espanto, nojo e horror despertam no telespectador uma sensação por vezes incômoda.
    Analisando a obra como um todo, não gostei do filme. Talvez seja necessária uma visão mais ampla do contexto em que foi criado para poder melhor entendê-lo e apreciá-lo.



Nota: 5,0

27 filmes vistos: 974 pela frente

Próximo filme: "Em Busca do Ouro" (1925)


2 comentários:

  1. Baixar o Filme - O Encouraçado Potemkin - http://mcaf.ee/pzq3m

    ResponderExcluir
  2. se não vai continua rapa?

    ResponderExcluir