terça-feira, 31 de maio de 2011

3º Filme: O Nascimento de Uma Nação (1915)


TÍTULO: O nascimento de uma nação
TÍTULO ORIGINAL: The birth of a nation
ANO: 1915
DIRETOR: D. W. Griffith
DURAÇÃO: 194 min (3 horas e 14 min)

     O filme narra um momento em que os Estados Unidos se encontravam divididos entre Norte (republicanos abolicionistas) e Sul (escravocratas). Em meio a essa situação histórica, há o drama de duas famílias, os Cameron (do Sul) e os Stoneman (do Norte).
     Com o desenrolar da trama, Elsie Stoneman, filha do vice-presidente, visita a família Cameron, junto com seus irmãos. Lá, Ben Cameron se apaixona por ela, enqunto Margaret Cameron se apaixona pelo irmão mais velho de Elsie.
     Com o fim da guerra, e a ascenção dos direitos dos negros sulistas, os brancos se sentem oprimidos. Pode-se entender como uma vingança dos negros por tantos anos de submissão aos brancos. As desavenças entre brancos e negros se intensifica com o passar da história, envolvendo mortes em ambos os lados. Ben Cameron decide tomar atitudes e fundar a Ku Klux Klan, sociedade muitas vezes considerada preconceituosa por cometer atos de violência contra afro-americanos. Logo, a ordem adquire muitos seguidores, prontos para combater a opressão por parte dos negros. Vitoriosa, a KKK impede que os negros votem nas eleições, assegurando a "supremacia ariana".

Cena da Ku Klux Klan oprimindo negros
     É interessante ressaltar que o filme pode ser considerado racista, uma vez que defende a segregação racial e o ódio ao negro, dando uma característica de "heroi" à Ku Klux Klan. O filme ainda envolve cenas históricas, como a vitória do Norte sobre o Sul e o assassinato do Presidente Lincoln.

     Minhas impressões? Filme longo, difícil de engolir, monótono, um saco. Mesma lenga-lenga o filme inteiro, musiquinhas que entram na cabeça grudam na memória, fazendo você lembrá-las para sempre! Não é algo que gostaria de rever, mas valeu por ser uma experiência interessante. Já que são 1001 filmes, não espero que todos sejam bons.

Nota: 5,5

3 já foram. restam 998!

Próximo filme: "Les Vampires" (1915) - simplesmente o mais longo de todos (apenas 6 horas e 40 minutos).

Um comentário:

  1. Fer,
    olá! Te vi lá no buteco do Lufe e vim te conhecer! Eu estudei cinema e tenho uma boa biblioteca sobre essa arte, portanto vou te seguir, rs.
    O nascimento de uma nação, é um filme racista, mas nada que incomodasse em sua época. Ele é importante entre outras razões por ser um dos primeiros com um roteiro mais complexo.
    abs
    Jussara

    ResponderExcluir