domingo, 3 de julho de 2011

15º Filme: Nosferatu, Uma Sinfonia do Horror


TÍTULO: Nosferatu, Uma Sinfonia do Horror
TÍTULO ORIGINAL: Nosferatu, Eine Symphonie Des Grauens
ANO: 1922
DIRETOR: F. W. Murnau
DURAÇÃO: 92 min (1 hora e 32 min)

MELHOR ATOR/ATRIZ: Max Schreck (Conde Orlok/Nosferatu)


     Ao assistir a obra, fiquei perplexo com a habilidade que os cineastas já possuiam de realizar um verdadeiro gênero do terror em plena década de 20 e que ainda é capaz de provocar medo e tensão nos telespectadores mais céticos. Simplesmente, é um filme que merece com muita honra pertencer aos 1001 Filmes. Um dos melhores vistos até agora.

Max Schrek como Conde Orlok
     A trama se passa na cidadezinha de Wisdor, na Alemanha, onde vivem Hutter e sua amada esposa Ellen. Hutter é enviado a trabalho para o castelo do Conde Orlok, que procura uma casa para comprar na pequena cidade. Porém Hutter não imagina que seu anfitrião seja um ser incomum que demonstra um ávido interesse por sangue. O Conde mantém Hutter preso em sua torre e, à noite, persegue o pobre convidado. Em determinado momento, Orlok encontra uma fotografia de Ellen e fica obcecado por provar de seu sangue. Ele então parte rumo à cidade em busca da jovem.
     O filme é carregado de momentos aflitivos que culminam em um desfecho inusitado. Uma obra-prima do Expressionismo alemão e que merece destaque na história do cinema mundial. Creio ser este um dos filmes essenciais que um indivíduo dever assistir pelo menos uma vez na vida.
   É interessante notar que esta é a primeira obra da lista a apresentar um indício de vozes, mais precisamente a reprodução de suspiros das personagens.
     Muitos acreditam que Nosferatu seja o pai do Drácula, porém a história de Conde Orlok é apenas uma adaptação cinematográfica da própria obra "Drácula", de Bram Stoker. A diferença está nos nomes das personagens que foram modificados, já que os herdeiros do direitos autorais de "Drácula" não permitiram uma adaptação fiel para o cinema. Porém, a família de Stoker não imaginava que "Nosferatu" seria um sucesso cinematográfico milionário, capaz de influenciar centenas de outros filmes de vampiros.

O Expressionismo alemão marcante em "Nosferatu"

Nota: 9,0

15 filmes assistidos. 986 ainda por vir..

Próximo filme: "Häxan - A Feitiçaria Através dos Tempos"(1923)


4 comentários:

  1. Fer, li as três últimas resenhas, não gosto muito do Dr. Mabuse apesar de ser famoso e já ssisti somente pedaços. Não conheci esse avô dos documentários, nem tinha ouvido falar.
    Amo Nofesratu, um drácula tão pobrinho tendo que carregar seu próprio caixão, rs Mas todos os elementos das futuras leituras de Drácula estão no filme, apesar de nenhuma delas corresponder ao livro. Existe uma refilmagem de Nosferatu, creio que da década de 90, é bem legal. Sua nota foi 9 mas a minha é 10. Para quem estuda ou se interessa por cinema este filmetem que estar pelo menos na lista dos 100 mais.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  2. Jussara, concordo com tuo que vcê disse: relamente Nosferatu superou minas expectativas, só não dou 10 porque sei que há alguns filmes pela frente que estão no meu top 10 e esses sim merecem 10, como E O Vento Levou, ou Psicose, mas este Nosferatu é smplesmente fantástico e até agora foi um dos melhores..

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Legal seu modo de explorar os 1001 filmes. Nós, em nosso blog também o estamos fazendo. Passe por lá quando quiser...

    Abraços

    Jonathan e Kleber
    oteatrodavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir