sábado, 2 de julho de 2011

13º Filme: Dr. Mabuse


TÍTULO: Dr. Mabuse
TÍTULO ORGINAL: Dr. Mabuse, Der Spieler
ANO: 1922
DIRETOR: Fritz Lang
DURAÇÃO: 234 min (3 horas e 54 min)

MELHOR ATOR/ATRIZ: Rudolf Klein-Rogge (Dr. Mabuse)


     Dr. Mabuse represena um outro marco no expressionismo alemão, assim como "O Gabinete do Dr. Caligari". O filme é carregado de contrastes entre o claro e o escuro e de ambiente sombrios.
     A trama retrata uma gangue liderada pelo Dr. Mabus, um homem capaz de cometer atrocidades e que faz uso de inúmeros disfarces para esconder sua identidade.
    Na cena inicial, Dr. Mabuse ordena a seus subordinados que roubem um importante tratado comercial entre Suíça e Holanda para gerar um caos na Bolsa de Valores e enriquecer rapidamente. O vilão ainda contrata um grupo de cegos para falsificar dólares americanos, satirizando assim a desvalorização do dinheiro na época.

Rudolf Klei-Rogge (Dr. Mabuse)
     Confesso que só passei a entender o que se passava no filme depois de uma hora já decorrida. Isso porque Dr. Mabuse faz uso de tantos disfarces, que deixam o telespectador confuso quanto a "quem é quem". Com o desenrolar da história, vemos o Advogado de Estado Norbert von Wenk perseguir a gangue de Mabuse, procurando um meio de pôr o autor dos crimes na cadeia.
     
     A obra é dividida em duas (intermináveis) partes, tendo a primeira 2 horas de duração, e a segunda, 1 hora e 50 min aproximadamente. Este é o primeiro filme da trilogia Dr. Mabuse, que conta ainda com "O Testamento de Dr. Mabuse" e sua sequência "Os Mil Olhos de Dr. Mabuse".
     
     Particularmente, achei um filme tedioso e muito confuso em determinados momentos, talvez pelo fato de os atores serem muito parecidos entre si. Levei algumas noites para assistir pois vivia caindo no sono nos primeiros 15 minutos. Não me agradou muito no geral, porém houve momentos em que fiquei um tanto empolgado com o rumo da narrativa. Gostei da parte em que Dr. Mabuse, após tantos disfarces, perde a própria identidade, levando-o à loucura. Outra cena marcante foi quando Dr. Mabuse, já perdido entre tantas identidades, é obrigado pelos fantasmas de todos que morreram por sua causa a jogar baralho com eles.

     A obra mistura o fantasioso com o ridículo, com cenas de hipnotismo, sequestro e nudez (embora eu não tenha visto nenhuma). Não foi um dos meus favoritos mas sei que ainda haverá filmes melhores. Não pensem que estes recentes comentários negativos a respeito das obras representem um desapreço por filmes antigos ou um sinal de um futuro abandono da proposta. Seguirei firme com ela e continuo amando qualquer tipo de filme, sejam eles antigos ou recentes.

Nota: 4,0

13 já foram. 988 ainda pela frente.

Próximo filme: "Nanook, O Esquimó" - um documentário de 1922

Nenhum comentário:

Postar um comentário