domingo, 13 de novembro de 2011

20º Filme: O Ladrão de Bagdá


TÍTULO: O Ladrão de Bagdá
TÍTULO ORIGINAL: The Thief of Bagdad
ANO: 1924
DIRETOR: Douglas Fairbanks
DURAÇÃO: 140 min (2 horas e 20 min)

MELHOR ATOR/ATRIZ: Anna May Wong (escrava mongol)


  "O Ladrão de Bagdá" é sem dúvida alguma o filme mais impressionante de todos os vistos até agora em termos de cenografia. Filmado em uma locação de 6,5 acres - a maior da história de Hollywood - , Fairbanks construiu uma narrativa com efeitos especiais impressionantes para a época. Na obra, constam tapetes voadores, cavalos alados, efeitos de invisibilidade, cordas mágicas, palácios submarinos e montros míticos.
     A história se passa em Bagdá e é focada na vida do ladrão Ahmed, cujo divertimento é roubar as pessoas com seus truques e astúcia. Ahmed então se apaixona pela princesa do império, assim como ela por ele. Dá-se início então uma competição entre príncipes pela mão da jovem princesa em casamento. Cada pretendente deve partir em busca de um tesouro raro para poder conquistá-la. Ahmed, mesmo não pertencendo à realeza também entra na disputa, que marca o começo de uma magnífica odisseia na história do cinema.
     Merecem destaque ainda as impressionantes cenas com os exércitos gigantescos, precursores dos de O Senhor dos Aneis, e ainda a invasão do Império Mongol sobre a cidade de Bagdá.
    Tenho apenas uma crítica quanto ao enredo da história: se subtrairmos o figurino, a cenografia e o contexto histórico, obteremos uma história de amor entre um rapaz pobre e uma jovem princesa, algo que já se tornou muito comum e clichê na história do cinema, principalmente em Hollywood. Podemos encontrar diversos exemplos desse tipo de romance na telas nos mais variados contextos históricos e cenários.

"A felicidade deve ser merecida"


Nota: 8,5

20 filmes vistos: 981 pela frente...

Próximo filme: "A Greve" (1924)

Nenhum comentário:

Postar um comentário