segunda-feira, 6 de junho de 2011

5º Filme: Intolerância

TÍTULO: Intolerância
TÍTULO ORIGINAL: Intolerance
ANO: 1916
DIRETOR: D. W. Griffith
DURAÇÃO: 177 min (2 horas e 57 min)

MELHOR ATOR/ATRIZ: Constance Talmadge (Garota das Montanhas)

 De todos os filmes até agora, Intolerância supera todos. Adorei a trama repleta de momentos dramáticos e estruturada em 4 histórias independentes que se intercomunicam por um único fator em comum: a intolerância.

     A primeira das histórias se passa na época em que o filme foi feito ("A História Moderna"), onde a Queridinha e Rapaz, seu amado, tentam se manter unidos enquanto ele é acusado de um crime que não cometeu e ela luta para lidar com a ausência do pequeno filho, que lhe foi tomado dos braços.
Constance Talmadge
(Garota das Montanhas)
     A segunda trama trata da invasão dos Persas sobre o Império Babilônio. A Garota das Montanhas, apaixonada pelo rei Bellshazzar, é a responsável por alertar o Império sobre o ataque persa.
     Os milagres e a crucificação de Cristo compõem o terceiro enredo, bastante marcado pela intolerância contra Jesus e sua doutrina em ascenção.
     A quarta história é focada no massacre contra os protestantes franceses (Huguenotes) durante o Dia de São Bartolomeu, na França do século XVI. A família real francesa, católica, decide perseguir todos os huguenotes do reino. Na minha opinião é a mais violenta de todas as história, sendo este um dos primeiros filmes a retratar cenas com sangue e assassinatos à sangue frio.

     O filme me impressionou por sua simplicidade moral e complexidade nos enredos. Definitivamente, uma obra bem melhor que "O Nascimento de Uma Nação", do mesmo diretor. Na verdade, "Intolerância" foi realizado em resposta às más críticas que D. W. Griffith recebera por "O Nascimento de Uma Nação".
Império Babilônio no filme
     
     Um verdadeiro épico, com vestimentas próprias de cada época e um cenário deslumbrante.
     O filme ainda conta com a participação de Lillian Gish, a moça que balança o berço, responsável pela transição entre as histórias paralelas.


Nota: 8,0
5 filmes assistidos, 996 pela frente ainda...

Próximo filme: "Lírio Partido" (1919) -  também de D.W. Griffith...

Um comentário:

  1. Oi Fê tô amando o seu blog, vamos ver se vc vai dar 10,0 para algum filme, mesmo adorando vc deu só 8,0, vc é um jurado muito severo...kkkkkk
    bjs Lu

    ResponderExcluir