quarta-feira, 15 de junho de 2011

9º Filme: Within Our Gates


TÍTULO: Dentro de nossos portões (tradução literal)
TÍTULO ORIGINAL: Within our gates
ANO: 1920
DIRETOR: Oscar Micheaux
DURAÇÃO: 77 min (1 hora e 17 min)

MELHOR ATOR/ATRIZ: nenhum

     Considerado o filme mais antigo a ser dirigido por um afro-americano, "Within Our Gates" explora amplamente o preconceito vivido pelos negros no início do século XX, mesmo após o fim da Guerra Civil.
     O filme narra a história de Sylvia Landry, uma jovem que após ser acusada pelo noivo de traição, muda-se para o Sul, onde se dedica a ensinar crianças negras que  não tinham condições de frequentar escolas. Porém, quando a escola ameaça falir, Sylvia retorna ao Norte em busca de doações para salvar a escola.
     Após assistir o filme, decepcionei-me um pouco, visto que mesmo o filme abordando a temática do "racismo", ele é pobre em enredo. Achei um pouco frustrante, talvez futuramente eu mude minha opinião, mas    creio que a obra apenas está na lista por ser o 1º filme de que se tem conhecimento a ser dirigido por um negro. Em determinados momentos, senti sono e tive vontade de parar, mas isso iria contra a proposta desse blog. Houve momentos em que eu me perdi e não conseguia diferenciar as personagens.

     Enfim, não está na minha lista de melhores filmes vistos, porém não foi nenhum martírio assistí-lo. Notei uma certa semelhança com "O Nascimento de Uma Nação", embora o foco no preconceito seja em um ponto de vista contrário.

Nota: 3,5

9 vistos. 992 ainda por vir...

Próximo filme: "A Carruagem Fantasma" (1921)

Um comentário:

  1. Fer,
    não assisti a esse, mas com certeza está na lista por ser o primeiro dirigido por um negro, num EUA racista total! Pelo que você falou, está fora de minha lista ...rs
    bjs
    JUssara

    ResponderExcluir