domingo, 12 de junho de 2011

8º Filme: Inocente Pecadora


TÍTULO: Inocente Pecadora
TÍTULO ORGINAL: Way Down East
ANO: 1920
DIRETOR: D. W. Griffith
DURAÇÃO: 145 min (2 horas e 25 min)

MELHOR ATOR/ATRIZ: Lillian Gish


     D. W. Griffith nos surpreende novamente com um maravilhoso filme, digno de ser um dos "1001 Filmes". Cenários impressionantes, atuações marcantes e um final carregado de tensão.
      Em "Inocente Pecadora", Griffith nos apresenta a vida de Anna Moore, uma jovem ingênua que é seduzida por Lennox Sanderson, um aristocrata que diz-se apaixonado pela moça, ao ponto de pedi-la em casamento. Sanderson engana Anna com um falso casamento e a abandona, deixando-lhe um filho. Anna então passa a cuidar de seu filho doente até sua morte. Após ser expulsa da pensão onde estava, a moça se abriga na casa da família Squire, onde se apaixona pelo filho mais velho, David. Porém o passado volta a assombrar a protagonista, quando ela descobre que Sanderson é o vizinho da família Squire.
Cena da tempestade: o clímax do filme
    
     O que mais me intrigou no filme é o fato de este ser o primeiro da lista a apresentar efeitos sonoros simples, como uma batida na porta ou um prato quebrando.
     Lillian Gish mais uma vez mostra ser uma talentosa atriz, com expressões incríveis e sempre representando a "mocinha " dos épicos de Griffith.
     O filme ainda tem um momento máximo de tensão em seus minutos finais, quando a jovem - a fim de se livrar do tormento de sua vida - aventura-se em uma forte nevasca e procura morrer em um rio congelado.
     De longe o melhor filme de D. W. Griffith até agora. Não há pontos negativo ou críticas a se fazer quanto à obra. Um excelente filme, recomendado a todos os amantes de cinema. Um verdadeiro clássico.

Nota: 9,5


8 filmes vistos. 993 ainda por vir...

Próximo filme: "Within Our Gates" (1920)
   

2 comentários: